Se o celular já era um item imprescindível antes da pandemia, depois que as novas medidas de isolamento tiveram início, ele se tornou um componente do nosso corpo: para pedir comida, assistir filmes e conversar com nossos amigos. Porém, haja impulso!
A PROTESTE, organização que atua na defesa do consumidor há 20 anos, elaborou alguns procedimentos simples que, adotados sem nenhum tipo de esforço, são capazes de reduzir os gastos com essa comodidade. E o primeiro passo é optar por um plano compatível com o seu perfil de usuário.
"Caso a operadora ofereça um valor promocional, fique atento ao prazo da oferta, assim como ao valor da mensalidade e da franquia de dados ao término da promoção. Antes de contratar um plano, peça ainda todas as condições por escrito", orienta o especialista da PROTESTE, Daniel Barros.
Dicas da PROTESTE
Se você quer economizar, mas pretende ficar na mesma operadora, compare os pacotes e verifique se ela possui um mais em conta para o seu perfil. Mas, antes de migrar para outro plano, confira o período de fidelização e os possíveis custos de rescisão do contrato. Quando a primeira conta do plano novo chegar, confira se o que está sendo cobrado confere com o que foi oferecido, alerta Barros.
Confira mais algumas dicas:
- Utilize ao máximo as redes de Wi-Fi disponíveis para evitar o esgotamento do seu pacote de dados. Não tenha nenhum pudor em perguntar a senha dos locais onde você frequenta.
- Configure as reproduções automáticas de vídeos dos aplicativos de mensagens para serem executadas apenas quando você estiver usando o Wi-Fi.
- Se você tem o hábito de assistir séries ou filmes online, procure baixá-los antecipadamente na rede Wi-Fi, e depois assisti-los offline.
- Abuse dos aplicativos de mensagens, tipo WhatsApp, em vez de utilizar minutos, bônus ou créditos do celular. Sempre que possível, faça chamadas de voz gratuitas.
Para maiores informações sobre consumo e análises de produtos e serviços, consulte o site da PROTESTE.
Fonte: Tecmundo
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